Pular para o conteúdo

Sedação consciente inalatória

    Você tem medo de dentista?

    Pode parecer uma condição rara, mas é muito comum entre a população infantil e adulta. Além de medo, alguns pacientes não têm a estabilidade mínima para que se possa fazer os tratamentos necessários.

    Diante da necessidade de aliviar a ansiedade e facilitar o tratamento odontológico, faz-se a analgesia inalatória ou sedação consciente com uso de Óxido Nitroso.

    Sedação com óxido nitroso

    A sedação consciente é uma mistura de Óxido Nitroso (N2O) e Oxigênio (O) que é administrada por meio de uma máscara nasal em concentrações customizadas conforme a necessidade de cada paciente.

    O efeito analgésico e sedativo pode ser sentido após apenas algumas respirações com uma sensação de relaxamento e relaxamento.

    O processo de inalação é feito em conjunto com o oxigênio puro, evitando que o paciente tenha falta de oxigenação no sangue.

    A sedação consciente é adequada para adultos e crianças. Permite realizar qualquer tipo de tratamento: restaurações, tratamento de canal, cirurgias, implantes.

    Como funciona a sedação consciente?

    O paciente permanece totalmente consciente e alerta durante todo o tratamento, dessa forma conseguimos realizar anestesia local quando necessário e os devidos tratamentos sem que o paciente sinta nenhum desconforto e permanece relaxado.

    O efeito da sedação passa assim que retiramos a máscara, e ao final do tratamento é administrado oxigênio puro por 5 minutos permitindo que o paciente saia do consultório odontológico sozinho e podendo dirigir.

    Segurança na aplicação do óxido nitroso

    Embora a inalação de óxido nitroso seja inofensiva para a saúde, é necessário extremo cuidado com a dosagem e oxigenação do paciente. Por isso, este procedimento é realizado somente por profissionais habilitados e equipamentos homologados pela ANVISA.

    A sedação consciente é um método extremamente seguro porque a mistura respiratória é: inerte, não tóxico, não há alergia ao óxido nitroso, não é metabolizado pelo organismo, não altera os reflexos protetores do paciente, como deglutição e tosse, que permanecem presentes.

    Contraindicações

    O óxido nitroso não deve ser usado: primeiro trimestre de gravidez; doenças respiratórias; deficiência de vitamina B-12; possui distúrbios de saúde mental ou histórico de abuso de substâncias; crianças menores de 3 anos e em certos deficientes que não conseguem respirar voluntariamente pelo nariz; vitrectomia nos primeiros dois meses após a cirurgia; no caso de reconstrução do tímpano e em pacientes em uso de determinados medicamentos. Alguns efeitos colaterais do óxido nitroso a curto prazo: visão embaçada; náusea; dores de cabeça; sensação de euforia; fadiga. Durante o procedimento, seu dentista poderá fornecer oxigênio para liberar o óxido nitroso do organismo. O oxigênio irá ajudá-lo a recuperar seus sentidos e a reduzir os efeitos colaterais.