Para fazer a drenagem linfática no rosto deve-se seguir um passo a passo que se inicia próximo da clavícula e ir subindo pouco a pouco, pelo pescoço, ao redor da boca, bochechas, canto dos olhos e finalmente, na testa. Isso é importante para que as toxinas acumuladas em toda a face possam realmente ser eliminadas através do sistema linfático.
Essa massagem é muito indicada para melhorar a aparência da pele, deixando-a mais limpa e luminosa, eliminar o inchaço do rosto após a depilação, para aliviar a dor e o incômodo após uma consulta com o dentista e especialmente após a cirurgia de bichectomia porque atua diminuindo hematomas, edemas, o tempo de recuperação e melhorando também o bem-estar.
Passo a passo da drenagem linfática no rosto
Faça em casa. Fazendo da maneira correta, só terá benefícios. O passo a passo para fazer a drenagem linfática no rosto consiste em ficar sentado de frente para o espelho e posicionar os cotovelos numa mesinha, para facilitar os movimentos com as mãos. Prenda os cabelos com uma faixa ou uma presilha.
Para iniciar a drenagem linfática facial é necessário:
1. Primeiro Passo: Saboneteira
Com a ponta dos dedos, dê três apertadinhas no centro da base do pescoço, região chamada também de saboneteira. Que são os ossinhos saltados na base do seu pescoço.
Essa manobra irá abrir os gânglios que irão filtrar a linfa com as toxinas e por onde elas serão eliminadas.
2. Segundo Passo: Orelhas
Repita o mesmo movimento atrás do lóbulo das orelhas – São três toques lentos e delicados, suficientes para promover uma “abertura” dos gânglios linfáticos e potencializar o efeito da drenagem.
3. Terceiro Passo: Queixo e Pescoço
Partindo do meio do queixo, pressione a ponta dos dedos em direção ás laterais e depois deslize pelo pescoço.
Faça a manobra três vezes. Depois repita o movimento do lábio superior ao pescoço.
4. Quarto Passo: Bochechas
Agora suba para a região das bochechas: exercendo uma pressão confortável, use os dedos para fazer movimentos do centro em direção às laterais do rosto, na altura das orelhas.
Repita a manobra três vezes.
5. Quinto Passo: Olhos
Hora de caprichar, chegamos na área dos olhos. A região dos olhos sempre incha. Com o dedo indicador, vá do canto interno até o externo, sem apertar muito para não causar incômodos. Faça o mesmo movimento três vezes.
Para as olheiras, faça o mesmo movimento, somente com o dedo médio na área das olheiras, pressionando e empurrando em direção do canto interno ao externo. Repita o movimento três vezes.
6. Sexto Passo: Testa
Vamos finalizar a drenagem na testa: Com as mãos espalmadas, parta do centro em direção ao lóbulo das orelhas e, em seguida, deslize-as até a base do pescoço. Faça a manobra três vezes e relaxe.
A drenagem linfática facial auxilia para diminuir o tempo de recuperação e melhorar o bem-estar, porém não intensifica o resultado cirúrgico final.
Indicamos iniciar a drenagem linfática facial após a remoção dos pontos.