Quem tem dentes mal posicionados geralmente se incomoda devido à estética, afinal, o sorriso acaba não ficando perfeito. Entretanto, não é só essa questão que deve ser levada em consideração, pois a mordida feita de modo inadequado pode ocasionar problemas de saúde.
A mordida correta é essencial para manter os dentes saudáveis e evitar diversas complicações, tais como: dificuldades de mastigação, quebra de parte do dente e problemas gengivais. A mastigação, por sua vez, pode comprometer até o bom funcionamento do sistema digestivo.
Se uma pessoa mastiga predominantemente de um lado, ocorre a sobrecarga dos dentes, gengiva e musculatura facial. “Ao longo do tempo, aumenta a incidência de patologias nas estruturas envolvidas”, explica o ortodontista.
Alguns tipos de dores de cabeça e dores localizadas nas ATMs (articulações têmporo-mandibulares, isto é, envolvendo a mandíbula com o crânio) podem estar envolvidos e, na presença do briquismo (atrito entre os dentes durante o dia) e bruxismo (hábito noturno de apertar os dentes e rangê-los), a intensidade dos sintomas pode aumentar.
Esses problemas estão envolvidos em problemas gengivais (recessão gengival, mobilidade dentária, etc.), dentários (fratura do esmalte, dificuldade em higienizar e aumento do índice de cárie) e musculares (cansaço e dor da musculatura da mastigação), e podem estar associados ao posicionamento errado dos dentes.
É preciso, nesses casos, por meio do tratamento ortodôntico, estabelecer uma posição normal e equilibrada entre as arcadas superior e inferior (maxila e mandíbula).
A correção da mordida com o aparelho contribui para conservar dentes e gengivas saudáveis e esse benefício vai muito além da estética agradável, pois permite a mastigação correta. Ter os dentes alinhados apresenta muitas vantagens, tanto em relação à estética quanto à saúde básica, sendo este o ponto mais importante.
Se você quer fugir do aparelho convencional, atualmente há opções “invisíveis” e discretas. Após a avaliação de um profissional capacitado, quando indicado, é possível o uso do aparelho ortodôntico invisível, que são alinhadores transparentes produzidos a cada etapa do tratamento para alinhar gradualmente os dentes, sem fios nem peças metálicas.
Outra opção é o aparelho lingual, aplicado na parte de trás dos dentes. Além de outras, que o cirurgião-dentista pode indicar. Portanto, mantenha seu sorriso bonito e, principalmente, a sua saúde em dia!