Quando não há espaço para o desenvolvimento do dente do siso ̶ último molar de cada lado − o procedimento adequado é a extração. A cirurgia é simples. Na maioria dos casos, exige anestesia e envolve a abertura de acesso na gengiva, a remoção do dente e a sutura (costura).
Durante o pós-operatório, que dura pelo menos três dias, o paciente deve seguir orientações como: repousar, não praticar atividades físicas, não se expor ao sol, não fazer sucção na ferida e aplicar gelo no local.
Outro cuidado depois da extração é a alimentação: “No primeiro dia de pós-operatório, a alimentação deve ser líquida e fria. Líquida para que resíduos dos alimentos não entrem no local ou fiquem presos aos pontos. E fria para não formar edema”.
Já no segundo dia, a alimentação pode estar à temperatura morna e no terceiro dia, se o paciente se sentir bem, a refeição pode ser oferecida à temperatura normal, mas sem que haja mastigação na região. “O oferecimento da alimentação em pedaços moles deve sempre respeitar a aceitação do paciente”.
Cuidados reforçados
Além da temperatura e da consistência da alimentação, a higienização dos alimentos e dos utensílios utilizados para o preparo da refeição contribui para prevenir riscos de infecção, já que o local da cirurgia está em processo de cicatrização.
Uma boa dica de limpeza é diluir uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água corrente e deixar os utensílios de molho por 10 a 15 minutos. Após o período, deve-se passá-los em água corrente. Isso pode ser feito tanto com liquidificador, talheres e peneiras quanto com alimentos como os legumes, por exemplo.
Para secagem dos utensílios, prefira papel toalha ou deixe-os secar naturalmente no escorredor. Evite o pano de prato: ele pode ser um ambiente favorável para crescimento de bactérias.
Recuperação com sabor
Ficar sem alimentos sólidos pode parecer incômodo, mas prezar pelos sabores de que você gosta facilita o processo! Confira o cardápio preparado por Rafaela de Campos Felippe, nutricionista e especialista em nutrição clínica. Ela selecionou opções leves e preparou uma receita especial de sorvete caseiro, muito mais saudável do que o industrializado.
Exemplo de Cardápio (1º dia pós-cirurgia)
Café da Manhã: Vitamina de Frutas
Lanche da Manhã: Creme de Abacate
Almoço: Caldo de Carne ou Frango
Sobremesa: Gelatina
Lanche da Tarde: Sorvete de Banana Caseiro
Jantar: Caldo de Legumes
Observação: atenção para a temperatura da refeição, que deve ser sempre mais fria. O caldo, após batido no liquidificador, pode ser peneirado.
Receita do Sorvete de Banana Caseiro
Ingredientes:
Bananas maduras
Modo de Preparo:
Corte as bananas em fatias e congele. Deixe de um dia para o outro no congelador. Coloque em um processador ou liquidificador e bata até adquirir consistência de sorvete.