O que é a bichectomia?
A bichectomia é um procedimento estético que consiste na remoção das bolsas de gordura presentes entre o maxilar e a mandíbula, conhecidas como bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha (buccal fat, em inglês).
Como é realizado o procedimento?
O procedimento cirúrgico é realizado com anestesia local e a incisão é feita dentro da boca, resultando em cicatrizes mínimas ou inexistentes. A duração média do procedimento é de cerca de 40 minutos. Embora seja um procedimento conhecido em todo o mundo desde 1980, a bichectomia ainda é pouco difundida no Brasil.
Qual o tempo de recuperação?
O tempo de recuperação varia de uma semana a 15 dias, sendo mais intenso nos primeiros três dias. As recomendações pós-cirúrgicas são semelhantes às da extração do siso. É importante ressaltar que o resultado final só é observado após um período total de 90 dias.
Quais os riscos da bichectomia?
Assim como em qualquer cirurgia, existem riscos associados à bichectomia, embora sejam pequenos. Além das complicações comuns a qualquer procedimento cirúrgico, como sangramento e infecções, os principais riscos específicos dessa cirurgia incluem lesão do ducto salivar parotídeo, lesão do nervo facial, ressecção excessiva ou assimetria.
A gordura desaparece sem cirurgia em caso de emagrecimento?
A Bola de Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo em processos de emagrecimento. Mesmo que a pessoa faça dieta e emagreça significativamente, essa gordura tende a ser uma das mais difíceis de eliminar sem a realização da cirurgia.
Quais são as mudanças relacionadas ao envelhecimento?
A bichectomia não tem impacto negativo na flacidez da pele do rosto. A gordura removida está localizada em uma camada profunda em relação à pele e o volume retirado não é tão grande a ponto de causar flacidez. De fato, o procedimento começou a ser realizado inicialmente para fins de rejuvenescimento facial.
A gordura pode reaparecer após a bichectomia?
Uma vez removida, a bola de Bichat não irá reaparecer no organismo. Portanto, a gordura removida não retorna após a cirurgia.